Programa Empreender


Histórico do Programa Empreender


Em 1991, foi criado o PROJETO EMPREENDER em Santa Catarina. O Programa é fruto de uma parceria com o Governo Alemão, através da Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera com a FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

O que é o programa Empreender?

O Programa Empreender é um programa de mobilização, onde empresários de micro, pequenas e medias empresas se reúnem, trocam experiências, auxiliam-se e conquistam mercados, atuando como agentes estratégicos no processo de desenvolvimento de nossa cidade e região.

O que é um núcleos setoriais?
O Núcleo Setorial é um grupo de trabalho formado por empresários de micro, pequenas e médias empresas, normalmente do mesmo ramo orientados e apoiados pelo consultor da Associação Empresarial, que os conecta as entidades que atuam como fonte de conhecimento.
O Núcleo possui como objetivo promover o associativismo, quebrar o isolamento dos empresários, possibilitar troca de informações, assim oportunizando o desenvolvimento das empresas do seu setor e economia do município.

Como funciona os núcleos setoriais?

Após formado o núcleo, seus participantes passam a identificar os problemas e necessidades comuns a todos, buscando soluções voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento de todos os componentes.
O resultado dos Núcleos Setoriais, além das vantagens econômicas, é a aproximação do empresários, antes unicamente concorrentes, que agora trabalham como parceiros do mesmo setor, com experiência semelhantes. Com isso, ganha o empresário, ganha o setor, ganha a cidade, ganha o estado. 



Quais as atividades de um Núcleo Setorial?

 Um Núcleo pode atuar das mais diversas formas de acordo com a necessidade do segmento e do planejamento estratégico construído pelos próprios nucleados. Como exemplos de atividades estão treinamentos e palestras especificas para o segmento, compras conjuntas, parcerias com fornecedores, troca de informações e boas praticas entre os nucleados, visitas a feiras, congressos e eventos, benchmarking, realização de eventos, representatividade do segmento, entre outras ações. 

Quem pode fazer parte de um Núcleo Setorial?

Empresas associadas a Associação Empresarial de Tubarão deste ou outro município, representadas pelo empresário, seus gestores ou colaboradores. A empresa será considerada nucleada a partir da terceira participação consecutiva em reuniões do núcleo e deverá manter uma freqüência acima de 50%.

E se eu não sou associado a ACIT?

 A empresa não associada poderá conhecer a dinâmica do Núcleo participando de até três reuniões antes de se associar a entidade. Após esta fase, para continuar a participar do núcleo, a empresa deverá se associar a ACIT. O participante passará a ser integrante do núcleo, contribuindo com o desenvolvimento do seu segmento.

 Posso fazer parte em mais de um núcleo setorial?

 Sim, a empresa associada pode participar de mais de um Núcleo Setorial.

Tem rodízio de tarefas e liderança nos núcleos setoriais?

Sim, os Núcleos Setoriais elegem anualmente um coordenador e um vice-coordenador que ficam responsáveis junto com o consultor do Núcleo Setorial em tomar a frente dos trabalhos, envolvendo os nucleados no planejamento e trabalhando para que as ações efetivamente aconteçam. Conforme o regimento interno o coordenador pode se reeleger por mais um ano, ou compor a diretoria.

O que é o Conselho de Núcleos Setoriais?

O conselho também um Núcleo Setorial, sendo formado pelos coordenadores dos Núcleos. Com reuniões bimestrais, o Conselho busca aproximar os núcleos, gerando intercambio de informações, além de promover os Núcleos Setoriais para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário